Nós somos o Vortex.

Este é o time que está ao seu lado para construir um jornalismo em permanente movimento.

Diego Escosteguy

Diego Escosteguy

Diretor-geral e fundador

Tem 37 anos e a identidade sempre no bolso para provar isso. Leituras excessivas mexeram com seus miolos na adolescência, remetendo-o aos moinhos de vento do jornalismo político aos 18. O que lhe faltava em juízo sobrava-lhe em certezas. Quase duas décadas consagradas ao ofício não lhe restituíram a razão. Felizmente, subtraíram-no de muito do que julgava saber. Das poucas convicções que sobreviveram às intempéries dos anos nasceu a visão de um jornalismo necessário para o século XXI. Confia nos leitores do VORTEX para mostrar que sonhos nem sempre são delírios.

Arenusa Goulart

Arenusa Goulart

Diretora de Marketing

Herdou o espírito leve da mãe cearense e o bom humor do pai gaúcho. Formada em publicidade e pós-graduada em gerenciamento de projetos e gestão empresarial, curte novos gadgets tecnológicos – mas gosta mesmo é de gente. Foi diretora de negócios digitais do Grupo Jaime Câmara e no Grupo de Comunicação O Povo, além de mochileira na Austrália.

Flávia Tavares

Flávia Tavares

Diretora de Especiais

Adora contar as histórias humanas difíceis de encontrar e impossíveis de não ler. Enlouquece editores com textos longos demais desde 2002. (Nota do editor: este tinha 20 linhas.) Foi repórter no Estadão, entre 2006 e 2011, e na revista Época – de 2012 a 2015 em Brasília e por mais três anos em São Paulo. Antes de ser jornalista, foi atriz em Londres. É corintiana e paulistana. Stephen Colbert é um gênio.

Leandro Loyola

Leandro Loyola

Diretor de Reportagem

Acredita no impossível, mas desconfia de bondades. Trabalhou no extinto jornal Notícias Populares e nas revistas Veja e Época, de repórter a editor-executivo. Cobre campanhas, eleições, negociações, debates, votações, crises, corrupção e impeachment – política, enfim – desde 2003. Ceticismo, corrida e nonsense são essenciais para entender o Brasil.

Leonardo Mendes Júnior

Leonardo Mendes Júnior

Diretor de Produto

Curitibano que dá bom dia, é jornalista formado pela PUC-PR, com Master em Gestão de Comunicação pelo ISE Business School. Desde 2000, passou por redações de rádio (LBV, Clube, CBN e 98 FM), revista (ESPN) e jornal (Gazeta do Povo, onde foi de estagiário a diretor de redação). Entrou no jornalismo por causa do esporte. Mantém a ligação com a área sofrendo pelo Coritiba e treinando muay-thai todo dia cedinho.

Pedro Burgos

Pedro Burgos

Consultor Editorial

Orgulha-se de ser o primeiro resultado da busca “Como salvar o jornalismo” no Google — acha que sabe a resposta. É jornalista e programador de Brasília, radicado por São Paulo. Escreveu sobre ciência e tecnologia em lugares como Superinteressante, Gizmodo Brasil e Exame. É mestre em jornalismo social pela City University of New York e coordenador do programa de jornalismo do Insper. É pai de duas gatas e de uma bot checadora de notícias no Twitter.

Alexandre Orrico

Alexandre Orrico

Editor de Comunidades

Jornalista especializado em cantar pagode dos anos 90 em karaokês. Mudou-se de Brasília para São Paulo a fim de estudar comunicação digital na PUC. Foi repórter e editor do caderno de tecnologia da Folha de S.Paulo, de onde saiu para ajudar a fundar o BuzzFeed Brasil. Foi editor da Veja SP. Gosta de litigar nas redes com terraplanistas. Emociona-se fácil com “Temporal”, do Art Popular.

Daniela Flor

Daniela Flor

Editora de Audiência

Gaúcha de Porto Alegre e moradora de São Paulo, está no limbo entre ainda falar “bah”, mas já dizer “mano”. Formou-se em jornalismo pela PUC-RS. Daniela trabalha com estratégias de audiência e procura caminhos para situar leitores perdidos na internet. Passou pelo time digital da Editora Abril, foi repórter de Mundo no site de Veja e fez parte da equipe de SEO do portal Terra. Só se irrita com caça-cliques e derrotas do Grêmio.

Helena Mader

Helena Mader

Editora de Política

Não tira os pés de uma redação desde 2001. Deixou pegadas no Correio Braziliense, na TV Brasília/Rede TV, no Jornal do Brasil e na RFI, em Paris. Com reportagens políticas e na área de direitos humanos, ganhou os prêmios Vladimir Herzog, Tim Lopes e MPT de Jornalismo; foi finalista do Esso e do CNT. Carioca-candanga que adora ler e contar boas histórias, é urbanista diletante e, nas horas vagas, elabora um guia mental de parquinhos infantis.

Márcio Falcão

Márcio Falcão

Editor de Justiça

Apressado, cafeinado, brasiliense do tipo ligado de que Fred não é jogador de futebol e que sabe o real significado de tesourinha. Trabalhou na Folha de S. Paulo e O Globo, onde cobriu os Três Poderes. Também foi editor do site jurídico Jota, onde acompanhou de perto o STF. É vencedor de prêmio com a reportagem “Atraso na ferrovia Norte-Sul custa ao país R$ 12 bi por ano”. É apreciador das coisas boas da vida, o que inclui jornalismo raiz e novas tecnologias, além de se considerar contador de causos.

Mayra Sartorato

Mayra Sartorato

Editora de Redes Sociais

Pós-graduada em Jornalismo Digital pela Cásper Líbero, Mayra fez de tudo na área - até café - antes de notar que seu cérebro era um gerador de memes capaz de resumir a Vida, o Universo e Tudo Mais em 280 ccs. É mãe do Pisco e da Pipoca, os vira-latas que mais latas viram no mundo. Coordenou Social Media na Transparência Internacional e na BBC News Brasil.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Editor de Dados

Paulistano não praticante, Sérgio é jornalista e mestre em relações internacionais. Trabalhou em várias redações, como Reuters, Estadão e Yahoo!, e teve seu trabalho publicado em publicações como revista piauí, UOL, The Intercept Brasil, BBC, Em 2014, fundou a agência de jornalismo de dados Volt Data Lab. Foi fellow, em 2016, do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, em Nova York, e do International Center for Journalism em 2018 e 2019. Apesar do amor por sua cachorra Patela, rejeita o termo “pai de pet”.

Ana Viriato

Ana Viriato

Repórter de Política

Adora fuçar processos judiciais e descobrir bastidores do poder. Formada em jornalismo pelo Uniceub, trabalhou por três anos no Correio Braziliense, onde atuou na cobertura de política, acompanhou operações policiais e grandes julgamentos. Fã de textões, tem o hábito de assustar editores com laudas intermináveis. Herdou do pai o amor pelo Corinthians e o gosto por axé e sertanejo, alvo constante de maledicências dos colegas. Taurina com ascendente em virgem, assistiu pelo menos três vezes a cada episódio de Supernatural.

André Marconato

André Marconato

Analista de TI

Nascido em São Carlos e criado em Rio Claro, ambas no interior de São Paulo, às vezes ainda puxa com força o 'erre'. Formado em produção de música eletrônica - e DJ por hobby - viu a nerdice aflorar até decidir cursar ciência da computação. Estagiou na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. Anda equipado para resolver (quase) qualquer problema tecnológico dos colegas. Nunca dispensa um bom wi-fi - de preferência, junto com uma caneca gigante de café.

André Spigariol

André Spigariol

Repórter de Política

Maior fã vivo da TV Câmara, cancelou sua assinatura da Netflix para acompanhar o Parlamento; no Twitter, edita a hashtag #TVCâmaraGreatestHits. Formado em jornalismo pela USP, foi repórter da Revista Racing, da F1Mania, editor de jornalismo e apresentador da Radio UC e repórter do Spotniks. Como correspondente internacional, foi publicado no Chile por El Mercurio, La Tercera, CNN Chile, Radio Cooperativa, ADN,Bío-Bío e Duna. É piloto amador de kart e nunca levou uma multa de trânsito.

Carla Araújo

Carla Araújo

Repórter de Política

Paulistana que jura não ter sotaque, há quase duas décadas vive, com prazer e intensidade, a vida louca de jornalista – os últimos quatro anos no Planalto Central, onde, apesar da seca, aprendeu a cuidar de plantas. Com passagens pela TV Cultura e por revistas segmentadas, dedicou mais da metade da vida profissional à cobertura em tempo real. No Estadão e no Valor Econômico, acompanhou os governos Dilma Rousseff e Michel Temer e a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência. No Vortex, vai voltar a fazer reportagem e contar bastidores da vida palaciana. É autora de um dos melhores nomes de cachorro de Brasília: o de seu vira-lata, o Chico Faísca.

Daniel Benzi

Daniel Benzi

Analista de BI

Potiguar por pouco tempo, brasiliense por motivos de mudanças. Formado em Administração de Empresas pelo UniCEUB e pós-graduado em Propaganda, Marketing e Comunicação. Já atuou no setor público, áreas comerciais de empresas, mas descobriu que sua vibe mesmo são a perfomance digital e os dados. Muito focado em resultados e sempre analítico, prefere esperar a tomar uma decisão sem estudar muito bem os números.

Débora Fraga

Débora Fraga

Analista de marketing

Brasiliense, com sangue mineiro e nordestino. Graduada em Relações Internacionais e pós-graduada em Marketing e Comunicação Digital. Desde 2016 atua na área de marketing digital, com foco em planejamento estratégico e de mídia. Adora tudo que envolve o mundo digital (até mesmo as métricas, números, orçamentos e compras). Divide seu amor pelo balé, música e o marketing.

Gabriela Sá Pessoa

Gabriela Sá Pessoa

Repórter de Dados

Já teve de correr atrás de Silvio Santos e Jair Bolsonaro em sua passagem como repórter de entretenimento e política (não ao mesmo tempo) na Folha de S.Paulo. Estudou jornalismo computacional e investigações internacionais na Universidade Columbia, em Nova York. Em 2015, venceu o Premio Roche de Jornalismo e Saúde por uma investigação sobre aborto legal no SUS. É praticante de ashtanga yoga e cozinheira de marmitas.

Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Repórter de Justiça

Ruim das ideias ou apaixonado pelo jornalismo? Teve a audácia de investir sua bufunfa em uma reportagem: foi até uma tribo no Amazonas conhecer russos que estudavam tupi. Voltou sem falar tupi ou russo, mas com uma reportagem formidável no bloquinho. Começou como trainee no Estadão em 2015 e, depois de afundar os pés na lama em Mariana, decidiu se fixar em Brasília. Trabalhou no Correio Braziliense e no Jota, onde se especializou na cobertura de tributos. Ainda não conseguiu decidir qual o melhor disco de Stevie Wonder.

Larissa Rodrigues

Larissa Rodrigues

Repórter de Política

Pensou em fazer medicina influenciada por Grey’s Anatomy. Filha de um torcedor do Atlético Goianiense, Larissa ama futebol e começou sua carreira no jornalismo em 2009, cobrindo esporte em rádios e TVs de Goiás. Logo se encantou pela cobertura política. Em 2015, mudou-se para Brasília, onde passou pelos portais Fato Online e Metrópoles. Embora seja goiana, odeia sertanejo: seu sonho era ter nascido perto de um escola de samba.

Lucas Lago

Lucas Lago

Analista de Aplicações

É tão encafifado com privacidade que ficou desconfortável em compartilhar algo da vida pessoal aqui. Formado em Engenharia da Computação na Escola Politécnica da USP, com mestrado na mesma instituição, Lucas se capacitou para a empreitada em VORTEX com a leitura de “O que é jornalismo” da coleção Primeiros Passos da editora Brasiliense, em que aprendeu conceitos fundamentais como “pauta”, “editoria” e “jornalismo de aspas“.

Lucílio Correia

Lucílio Correia

Coordenador de tecnologia

Figurinha fácil nas ciclovias de Brasília, paulistano da Zona Leste, mudou-se para a capital federal há dois anos e agora pensa que é candango desde criancinha. Numa vida pregressa perambulou por redações, salas de aula, ONGs e coletivos diversos, sempre ajudando a contar histórias a partir dessa intersecção entre tecnologia e comunicação, promovendo e discutindo transparência, dados abertos e a cultura hacker. Seu trabalho é integrar um punhado de tecnologias pra garantir uma experiência excelente ao leitor do Vortex. Não conta seu time para ninguém (sóbrio) e tem um gato chamado “O Gato”.

Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Repórter de Justiça

Com uma predileção explícita por esmiuçar falcatruas com o dinheiro público, tem passagens por Veja, Época, IstoÉ e Correio Braziliense. É coautor da série de reportagens “As ambulâncias da fraude”, vencedora dos prêmios Barbosa Lima Sobrinho (Embratel), Sociedad Interamericana de Prensa e finalista do Esso. Tenta achar tempo para a música (fã de Armstrong e Davis, é um esforçado aprendiz de trompete), para a produção caseira de kombucha e para a meditação.

Matheus Teixeira

Matheus Teixeira

Repórter de Política

Gaúcho de São Leopoldo, prefere o churrasco à carne de sol, mas adora a seca. Foi repórter do Correio Braziliense por seis anos, já cobriu Palácio do Buriti, STF, Congresso, Copa do Mundo e cemitérios (como estagiário, publicava obituários diariamente). Passou pelo Conjur e trabalhou dois anos no Jota, com foco no mundo jurídico e nos tribunais superiores. Gremista, é jogador de futebol nas horas vagas e fã do Renato Portaluppi. Filho e irmão de professores, tem mais a aprender do que a ensinar.

Pagu

Pagu

Mascote-chefe

Declara-se pet influencer, mas não tem sequer conta no Instagram. Por anos, buscou fama e fortuna no Twitter de Diego Escosteguy, frilando sem garantias trabalhistas. Iludiu-se que viralizaria com os Periscopes de Diego. Ainda sonha em ser YouTuber, embora se recuse a tingir os pelos de azul. Por enquanto, vai se virando na redação de VORTEX. Faz hidroginástica e acupuntura.

Renata Hirota

Renata Hirota

Analista de dados

Acredita na beleza da matemática e desconfia de quem tem certeza das coisas. Graduada em jornalismo e estatística em formação pela USP, atua na intersecção desses dois mundos desde 2017. Achou que tinha se livrado da vida de pautas e lides, mas caiu de cara no tal jornalismo de dados, quando entrou na equipe do Volt Data Lab. Gosta de beisebol pelas estatísticas e jogadas, mas prefere praticar a assistir.

Renan Barbosa

Renan Barbosa

Repórter de Justiça

Aprendeu grego antigo, mas segue sem tempo de ler Platão. Formado em Direito pela USP, começou a carreira em São Paulo. Foi repórter, editor e colunista da Gazeta do Povo. Cobre o Poder Judiciário em Brasília desde 2018. Já foi professor de História do Brasil e pesquisador. É bolsista “Jornalista de Visão” do Instituto Ling para fazer mestrado nos Estados Unidos nos próximos anos. Usa suspensórios porque considera o cinto a invenção mais ineficiente da história do vestuário.

Rodolfo Almeida

Rodolfo Almeida

Designer de visualizações

Observador de pássaros amador, é jornalista pela PUC-SP e designer pela prática diária. Foi infografista do Nexo Jornal, onde trabalhou com visualização de dados e design da informação. Passou pela TV Estadão, onde editava e fazia reportagem em vídeo para internet. Corre, pedala, mexe com mapas e com seu gato chamado Tofu.

Rodrigo Moura Fernandes

Rodrigo Moura Fernandes

Diretor de Arte

Inspirado e apaixonado por música, cinema e design, um mero aspirante a alquimista que tenta diariamente combinar suas paixões isoladas e insanas em objetivos comuns ou qualquer coisa perto disso que faça um pouco de sentido.

Ronney Tavares

Ronney Tavares

Gerente-operacional

Flamenguista desde 40 minutos antes do nada. Formado em Direito e pós-graduado em administração, trabalhou por mais de 20 anos em escritórios de advocacia em diversas funções e cargos de coordenação. Atualmente é sócio-fundador da Évora Consultoria Empresarial. É pai da Gabriella, do Rafael e do Davi.

Sérgio Edvar Ferreira

Sérgio Edvar Ferreira

Gestor Administrativo

Mineiro com orgulho, é especialista em resolver problemas. Iniciou seu trabalho na imprensa na década de 1990, no Jornal do Brasil. Foi no Estadão que descobriu sua aptidão para o trabalho como apoio na redação. Além disso, esteve por 20 anos na revista Época. É formado em relações públicas. Serginho aproveita seu tempo livre com a família, adora praticar mountain bike e gosta muito de trabalhar em equipe.

Teo Cury

Teo Cury

Repórter de Justiça

É paulistano, fã de imitações e ataca de DJ de pop e brega em festas de amigos. Desde 2017 em Brasília, cobriu Palácio do Planalto, Senado, Ministério Público, Judiciário e Banco Central — mas já escreveu também sobre a saga de consumidores por ferros de passar numa black friday. Formado pela Faculdade Cásper Líbero, passou por Estadão, Poder360 e Veja. Mistura de sírios, libaneses e ucranianos, torce para o Corinthians e faz hambúrguer com 30% de gordura. Não gosta de mini biografias.

Vera Gentil

Vera Gentil

Secretária-executiva

Verinha, como é conhecida pelos amigos na lida do dia a dia, cuida de gente. Com amplos conhecimentos nas áreas administrativa e de gestão de recursos humanos, ela iniciou sua trajetória na década de 1970 em Brasília, onde atuou como secretária nas sucursais dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo e das revistas Veja e Época. Tem uma paixão nada secreta: os netos Duda, Mateus, Isabela, Nathália e Júlio.

Wilson Lima

Wilson Lima

Repórter de Política

Cidadão da República do “Piranhão” (Piauí e Maranhão), fotógrafo, piloto de video game e baixista por acidente. Radicado em Brasília desde 2012, foi repórter da Agência Estado, do Congresso em Foco, do SBT e editor da revista IstoÉ. Uniu sua paixão pela gastronomia à investigação quando revelou a compra, com dinheiro público, de até 10 quilos de carne por dia por Renan Calheiros para a residência oficial do Senado e de pipoca pelo atual ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Não se empapuça de jornalismo.

Newsletter

Reportagens exclusivas e as notícias mais quentes na sua caixa de e-mail.

Valorizamos sua privacidade. Nunca enviaremos spam ou compartilharemos suas informações com terceiros.

Assine

O novo modo de fazer jornalismo de que o novo Brasil precisa.

Apoie o nosso jornalismo para que possamos ajudar a elevar a democracia.
Assine Vortex