(Antonio Cruz/Agência Brasil)
Política

Apoio de Bolsonaro a Paulo Guedes é simbólico, mas vale pouco na prática

A manifestação de apreço do presidente Jair Bolsonaro pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira (27/04), tem pouco significado prático. Nada garante que Guedes permanecerá no governo depois do plano Pró-Brasil, uma mudança de rumo que o próprio Bolsonaro permitiu.

Por que isso importa?

O presidente fez questão de prestigiar o ministro da Economia, mas permitiu uma mudança de rumo na política econômica que contraria tudo o que Guedes faz.

O presidente disse: “O homem que decide economia no Brasil é um só, chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”. Foi uma tentativa de prestigiar o ministro, acalmar o mercado financeiro e dar um sinal ao resto do governo.

  • A frase nada vale porque os fatos a desmentem. Não foi encenação a solenidade da semana passada, no Palácio do Planalto, na qual o ministro da Casa Civil, general Braga Netto, anunciou o plano Pró-Brasil, o PAC de Bolsonaro que prevê gastos públicos de R$ 30 bilhões, passando por cima de Guedes (que nem compareceu).
  • O plano Pró- Brasil não se apaga com tuítes ou declarações do presidente. Portanto, ou Guedes aceita essa imposição de R$ 30 bilhões – que vai contra tudo que ele defende há 50 anos – e mantém-se no emprego enfraquecido ou vai embora para casa.
  • Na prática, Guedes não manda mais na economia como mandava antes da crise. Sua política econômica de viés liberal foi atropelada pelos fatos e o ministro demorou demais a entender e aceitar que seu plano teria de ser adiado ou até esquecido.  
  • Ministros fortes não precisam que o presidente os prestigie com frases de efeito. Quando isso acontece, é porque o ministro está fraco.
  • O mercado financeiro chegou a emitir sinais positivos após a manifestação de Bolsonaro, mas isso quer dizer muito pouco no momento. Os operadores do mercado gostam de acreditar em gestos com o que Bolsonaro fez, mas eles têm pouco significado em Brasília.
  • O ministro pode permanecer no cargo, mas terá de enfrentar uma recessão monstruosa e com poucas chances de realizar seu programa de privatizações.

Newsletter

Reportagens exclusivas e as notícias mais quentes na sua caixa de e-mail.

Valorizamos sua privacidade. Nunca enviaremos spam ou compartilharemos suas informações com terceiros.

Assine

O novo modo de fazer jornalismo de que o novo Brasil precisa.

Apoie o nosso jornalismo para que possamos ajudar a elevar a democracia.
Assine Vortex