()
Dados

Dados da Semana, 11/10: IPCA, vendas do varejo e médicos cubanos

(atualizado: 14/10/2019, 12:35)

Essa é uma seleção feita pela Editoria de Dados do Vortex com os principais dados da semana terminada em 11 de outubro. Para fazer sugestões, críticas ou comentários, envie um email para dados@vortex.media.


-0,04%
IPCA de setembro
Data da divulgação: 9/10

Foi a variação de setembro do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no Brasil. Ou seja: houve deflação. É o menor resultado para o mês desde 1998. No acumulado do ano, a inflação está em 2,49%, abaixo do centro da meta (4,25%).

Por que isso importa?

Sinais da deflação podem não ser positivos para o país, ao indicar uma paralisação da economia e desacelaração do consumo.


+0,1%
vendas do varejo em agosto
Data da divulgação: 10/10

As vendas do varejo oscilaram positivamente em 0,1% em agosto, na comparação com julho, segundo o IBGE. No acumulado do ano, a variação é de 1,2%. Se levados em conta dados de setores como automóveis e materiais de construção, o índice foi de 0% no mês.

Por que isso importa?

Os dados refletem o ritmo de vendas e, consequentemente, a disposição das famílias de consumir, um componente de peso na economia.


800
médicos cubanos

Ministério da Justiça estimou que centenas de médicos cubanos viveram no país fora das hipóteses previstas na lei desde novembro de 2018, quando a cooperação com o governo de Cuba acabou, segundo documentos do Ministério de Relações Exteriores obtidos pelo Vortex.

Por que isso importa?

O fim da colaboração entre Brasil e Cuba no Programa Mais Médicos, em novembro de 2018, foi uma reação internacional à eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).


73 milhões
de carteiras de motorista

O site de tecnologia Olhar Digital informou uma grande falha de segurança no sistema do do Detran do Rio Grande do Norte, com a exposição de cadastros de carteira de habilitação de um terço da população brasileira. De acordo com o órgão, a equipe técnica já “sanou a falha ocorrida em seu sistema”.

Por que isso importa?

O governo publicou em 10 de outubro de 2019 decreto que regulamenta o compartilhamento de dados públicos dentro da administração pública, o que inclui informações sensíveis, reacendendo o debate sobre o tema.


Com colaboração de Gabriela Sá Pessoa, Lucas Lago e Sérgio Spagnuolo

Newsletter

Reportagens exclusivas e as notícias mais quentes na sua caixa de e-mail.

Valorizamos sua privacidade. Nunca enviaremos spam ou compartilharemos suas informações com terceiros.

Assine

O novo modo de fazer jornalismo de que o novo Brasil precisa.

Apoie o nosso jornalismo para que possamos ajudar a elevar a democracia.
Assine Vortex