()
Dados

Dados da Semana #3: caixa do PSL, prévia da inflação e óleo no Nordeste

(atualizado: 25/10/2019, 17:05)

Essa é uma seleção feita pela Editoria de Dados do Vortex com os principais dados da semana terminada em 25 de outubro. Para sugestões, críticas ou comentários, envie um email para dados@vortex.media.


R$915 mil
no caixa oculto do PSL para a campanha de Bolsonaro

Análise do Vortex comprovou que ao menos R$ 915,4 mil do dinheiro da legenda foram repassados a cinco empresas que relataram ter trabalhado para a campanha do presidente. Caso os valores tenham sido inteiramente destinados ao comitê, o caixa oculto do PSL elevaria em até 37% os gastos da campanha de Bolsonaro.

Por que isso importa?

Reportagem do Vortex revela que o PSL descumpriu a lei e demonstra com documentos que, ao contrário do que assevera Bolsonaro, dinheiro do fundo partidário bancou a campanha do presidente. Esses fatos indicam falta de transparência na campanha de Bolsonaro e no manejo das contas do PSL. Em tese, a descoberta desse caixa oculto pode ter consequências para o partido no TSE. Politicamente, a falta de transparência nas contas partidárias se tornou um elemento central na crise do PSL com Jair Bolsonaro.


0,09%
registrou o IPCA-15

O IPCA-15, uma prévia da inflação oficial, ficou praticamente estável em outubro frente aos dois meses anteriores, no menor resultado para outubro desde 1998. O dado segue um resultado de -0,04% apurado em setembro.

Por que isso importa?

O IPCA-15 é uma prévia do indicador do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial. Essa antecipação pode mostrar a tendência do resultado que será apurado no final do mês.


229
áreas no Nordeste

Foram afetadas pelo óleo que atingiu a costa da região em todos os 9 estados, de acordo com este relatório do Ibama. Por enquanto, há relatos de 25 animais mortos na costa nordestina. São 87 municípios diretamente afetados no total.

Por que isso importa?

O vazamento de óleo no Nordeste é, segundo o Ministério Público Federal, o maior desastre ambiental costeiro do Brasil, com diversas consequências para o governo.


16%
das emendas da reforma da Previdência foram aprovadas

Vortex analisou de forma quantitativa todas as 891 emendas propostas ao texto original da reforma, enviado pelo governo ao Congresso (297 na Câmara, 594 no Senado), e identificou que 144 delas, ou 16% do total, foram aprovadas mesmo que parcialmente.

Por que isso importa?

A reforma da Previdência altera regras importantes de aposentadorias e pensões. Enquanto representantes da população no legislativo, parlamentares têm o papel de discutir a reforma e propor alterações na forma de emendas para que o projeto contemple as necessidades de diversos setores da sociedade. A proposição dessas emendas pode ser um indicativo do nível de envolvimento dos congressistas com a questão.


Com colaboração de Gabriela Sá Pessoa e Sérgio Spagnuolo

Newsletter

Reportagens exclusivas e as notícias mais quentes na sua caixa de e-mail.

Valorizamos sua privacidade. Nunca enviaremos spam ou compartilharemos suas informações com terceiros.

Assine

O novo modo de fazer jornalismo de que o novo Brasil precisa.

Apoie o nosso jornalismo para que possamos ajudar a elevar a democracia.
Assine Vortex